Origem:
Brasil
Título
O Parque Valongo, espaço turístico e cultural do Porto de Santos, no Centro de Santos, viabilizado com a atuação da Autoridade Portuária de Santos (APS), de empresas portuárias e da Prefeitura de Santos, entre outros órgãos, completou um ano no início de Julho e consolida-se como uma das atracções turísticas de sucesso na Baixada Santista.
Segundo a administração municipal, esta área do Porto de Santos, antes marcada por armazéns abandonados e agora revitalizada, recebeu aproximadamente 500 mil visitantes no seu primeiro ano.
O espaço ganhou ainda um novo atractivo: a inauguração do Boulevard Aéreo Engenheiro Colla. A passarela conecta o Parque à Rua XV de Novembro, passando sobre a via perimetral e a linha férrea entre o Porto do Centro histórico, onde estão atrações como a Bolsa do Café e o Museu Pelé.
No evento de inauguração da passarela, o presidente da APS, Anderson Pomini, lembrou que a área segue em expansão. A segunda fase consiste na revitalização dos armazéns 1, 2 e 3 – o objetivo é que essa etapa seja concluída até o final do ano. Pomini lembrou também que já foi tomada a decisão de transferência do terminal de cruzeiros (Concais) do Outeirinhos para o Parque Valongo.
“Os mais de um milhão de turistas que chegam ao Porto de nos navios de cruzeiros poderão, no futuro, acessar o Centro Histórico e ajudar a revitalização desta riquíssima parte da cidade pelo Boulevard Aéreo”, afirmou Pomini.
O presidente da APS lembrou que a revitalização e conexão entre a área portuária e o Centro de Santos representam a “essência da relação Porto-Cidades”, uma das premissas da atuação da Autoridade Portuária de Santos.
Revitalização
O Parque Valongo faz parte de um grande processo de revitalização da área portuária no Centro. Nos últimos anos, o armazém 4 foi restaurado, e os armazéns 5 e 6 foram demolidos para receber uma área de lazer com quadras para a prática de beach tennis, futevôlei e vôlei de praia, playground, alameda, jardins, píer contemplativo e flutuante para recepção de turistas.
A área remete ao local onde o Porto de Santos teve seu início, no século 19. Com o tempo, em razão das mudanças na logística mundial, o espaço perdeu sua função.
Visando à revitalização da região, o Governo Federal cedeu a área à Prefeitura de Santos de forma gratuita. Empresas portuárias contribuíram com contrapartidas sociais que ultrapassam R$ 40 milhões para a execução das obras de revitalização.
Na segunda fase, em curso atualmente, o investimento de R$ 17 milhões é realizado por meio do Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigatórias e/ou Compensatórias (Trimmc), acordado pelo município com a Brasil Terminal Portuário (BTP), em 2023.
Passarela
A construção do Boulevard Aéreo Engenheiro Colla é uma contrapartida da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS), responsável pela gestão da malha ferroviária na área portuária.
A passarela tem mais de 300 metros e traz mais segurança e mobilidade para moradores e visitantes. O nome é uma homenagem a José Antônio Ferreira Colla, falecido no ano passado, engenheiro ferroviário que participou de importantes projetos ferroviários do Porto de Santos, como a retificação do traçado das linhas férreas para construção da via perimetral e a futura pera ferroviária da margem direita.