Origem:
Moçambique
Título
A retoma do projecto de Gás Natural Liquefeito (LNG, na sigla em inglês) em Cabo Delgado, vai apoiar 16.400 empregos de 68 empresas nos EUA, disse o banco norte-americano Exim Bank.
De acordo com informação do banco, o Conselho de Administração do estatal Exim Bank, que apoia as exportações e importações norte-americanas, a “segunda emenda” ao empréstimo concedido em 2019 ao projecto, de até 4.700 milhões de dólares, foi aprovada “por unanimidade”.
O financiamento visa “apoiar a exportação de bens e serviços dos EUA para o desenvolvimento e construção” do projecto integrado de LNG, investimento de 15 mil milhões de dólares que a TotalEnergies está a construir – suspenso desde 2021 devido a ataques terroristas em Cabo Delgado.
“Apoiará a engenharia, aquisição e construção da fábrica de LNG ‘onshore’, instalações relacionadas e actividades ‘offshore’. A transação, que estava numa pausa de quatro anos, apoiará cerca de 16.400 empregos norte-americanos bem remunerados que sustentam trabalhadores e famílias em mais de 68 empresas em 14 estados”, lê-se na informação do Exim Bank, que destaca ser “o maior negócio na história de 91 anos” da instituição de crédito.
Além de reembolsado nos 4.700 milhões de dólares, escreve a Lusa, o Exim Bank prevê receber 600 milhões de dólares em juros.
Citado no documento, o vice-presidente do banco, Jim Burrows, sublinha que este financiamento permitirá exportar equipamento norte-americano para Cabo Delgado, “algo que, em vez disso, teria ido para fabricantes chineses e russos, não fosse a liderança do Presidente [dos Estados Unidos Donald] Trump em re-autorizar” o aval ao empréstimo concedido em 2019 pelo Exim Bank.