Origem:
Portugal
Título
Os portos de Lisboa e Setúbal reuniram com a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), num encontro que teve como objetivo fortalecer as ligações institucionais e comerciais entre os dois portos nacionais e a região brasileira do Rio Grande do Norte.
A APL – Administração do Porto de Lisboa e a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, estiveram representadas pelo seu presidente, Carlos Correia e pelo vogal, António Caracol. Da parte da Codern, esteve presente o seu diretor-presidente, Paulo Henrique Macedo. A reunião contou ainda com a presença de representantes do grupo Yilport (Liscont) e do Grupo ETE (Tersado), tendo sido discutidas diversas oportunidades de cooperação e desenvolvimento.
Entre os temas abordados, destacaram-se a relevância do mercado brasileiro para Portugal, com enfoque no papel estratégico dos portos de Lisboa e Setúbal, que oferecem rotas marítimas mais curtas e competitivas para o Brasil; o potencial de exportação de fruta produzida no Rio Grande do Norte, valorizando a proximidade geográfica e a eficiência logística como vantagem competitiva; assim como a promoção da cabotagem, a criação de valor acrescentado através da união de produtores de fruta brasileiros e a troca de boas práticas na inovação e sustentabilidade.
Segundo Carlos Correia, Presidente da APL e APSS «Este encontro reforça o compromisso de estreitar as relações entre Portugal e o Brasil, promovendo o desenvolvimento económico e sustentável nos setores marítimo e logístico».
A Codern, autoridade portuária brasileira vinculada ao Ministério dos Transportes, desempenha um papel crucial na gestão dos terminais portuários do estado do Rio Grande do Norte. Com sede em Natal, a companhia administra o Porto de Natal e, através da sua subordinada APMC, o Porto de Jaraguá, em Maceió.