Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Portugal 

Portugal contribui com 34 milhões para Fundo Africano de Desenvolvimento

Portugal vai doar 34,378 milhões de euros ao Fundo Africano de Desenvolvimento, confirmando "a aposta no fortalecimento das relações económicas, de política externa e de cooperação" com os países africanos, segundo um comunicado do Conselho de Ministros.

O ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, adiantou que esta "reconstituição de recursos" do Fundo (a décima segunda), será "feita trianualmente" em 2016, 2017 e 2018.

O comunicado acrescenta que esta aposta na cooperação com os países africanos, "em especial os PALOP, beneficiários de financiamento do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento" potencia igualmente "a internacionalização dos agentes económicos nacionais nesta região.

O Fundo contará no total com 6,85 mil milhões de euros, financiados por vários países, o que permitirá "prosseguir as suas atividades nos setores prioritários identificados" nomeadamente infraestruturas, energia, água e saneamento, integração regional e apoio aos Estados frágeis.

fonte