Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
S. Tomé e Príncipe 

Primeira mulher mestre-naval nas Forças Armadas de São Tomé e Príncipe

Edna Marisa Henriques Manuel, após 6 anos de formação em administração naval, na Escola Naval da Marinha de Guerra de Portugal, regressou à sua terra natal, reforçando a edificação da Guarda Costeira santomense.

Como novo braço das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe, a Guarda Costeira é responsável pela segurança da maior parte do território nacional. Uma unidade militar que se afigura cada vez mais importante para o país, cujo mar representa o seu maior espaço territorial e a única fronteira em relação ao continente africano. A formação de quadros em curso, para dar força ao novo ramo das forças, é um elemento fundamental para garantir a operacionalidade da Guarda Costeira, e conferir segurança ao país e aos cidadãos.

Edna Marisa Henriques Manuel é o mais recente exemplo disso. Pela primeira vez uma mulher são-tomense é oficial da Guarda Costeira. Após 6 anos de formação na Escola Naval da Marinha de Guerra Portuguesa, na classe de Administração naval, regressou ao país como quadro superior da Guarda Costeira. É mestre em administração naval.

"Idalécio Cubila, Comandante da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, referiu a importância deste facto, da primeira mulher em São Tomé e Príncipe, como oficial da guarda costeira, que vai administrar todos os serviços da Guarda Costeira".

No passado dia 13 de Setembro, apresentou a sua tese de mestrado na Escola Naval portuguesa tendo sido aprovada, recebendo o grau de mestre. Edna Manuel entrou na Escola Naval da Marinha de Guerra de Portugal no ano 2007, no quadro da cooperação técnico militar entre São Tomé e Príncipe e Portugal.

Adaptado da notícia publicada no Jornal "Téla Nón" de S. Tomé e Principe

fonte