Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Timor Leste 

AIP promove negócios entre Portugal e Timor-Leste

A Associação Industrial Portuguesa (AIP) realizou uma missão empresarial a Timor-Leste, no âmbito do projeto Lusofonia Económica - Plataformas CPLP, da qual resultou a assinatura de protocolos com a Câmara de Comércio e Indústria de Timor-Leste e com a Associação Nacional de Jovens Empresários, e potenciais parcerias de negócios entre empresas dos dois países.

 

A comitiva liderada por José Eduardo Carvalho, presidente da AIP, que incluiu representantes de empresas dos sectores da construção, obras públicas, rochas ornamentais, alimentação e equipamentos de escritório, realizou várias reuniões com membros do governo de Timor-Leste, na presença de Manuel Gonçalves de Jesus, embaixador de Portugal naquele país.

O presidente da República de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, concedeu uma audiência à comitiva portuguesa. Sublinhou a importância do país ter necessidade de uma maior dinâmica de investimento, sobretudo em infraestruturas que contribuam para a melhoria das condições de vida das populações. Para o presidente da República são muito bem-vindas as empresas portuguesas em Timor-Leste, uma opinião partilhada pelo primeiro-ministro Xanana Gusmão.

O ministro das Obras Públicas de Timor-Leste, Gastão Francisco de Sousa, avançou que a estratégia do governo passa pelo desenvolvimento das infraestruturas do país, como a rede viária, os portos e os aeroportos. É prioridade a construção de uma autoestrada e a melhoria das vias, um novo porto de águas profundas em Tibar, próximo de Díli, e obras de melhoramento nos aeroportos de Comoro e Baucau.

continue a ler aqui