Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Portugal 

Portugal à procura de negócios no Panamá

Almeida Henriques, secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional lidera a primeira missão empresarial de Portugal ao Panamá, com objetivos de internacionalizar empresas portuguesas naquela geografia.

O Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, Almeida Henriques, encontra-se até quarta-feira em visita oficial ao Panamá, no contexto da qual lidera uma missão empresarial. Na agenda estão também contactos bilaterais com o governo do Panamá.

É a primeira vez que o Governo de Portugal realiza uma missão a este mercado com objetivos de internacionalização económica e fomento da cooperação empresarial entre os dois países. "A forte infraestruturação em curso no país e a abertura do canal do Panamá, em 2014, abrem portas de grande oportunidade à economia portuguesa", refere o Secretário de Estado Almeida Henriques.

Em causa, estão nomeadamente perspetivas de internacionalização de empresas portuguesas neste mercado, nos sectores da construção, transportes, energia e tecnologias de informação e comunicação.

A promoção do potencial e do know-how empresarial português nestes sectores para o Panamá constitui, por isso, um dos objetivos do Governo português nesta visita.
Apostar nos portos e nos caminhos de ferro

Na agenda da missão empresarial, consta designadamente uma reunião com a administração da empresa local (Pentaquilla) responsável pela construção de grandes infra-estuturas portuárias e ferroviárias naquele país, assim como com a administração do Metro da Cidade do Panamá.

"A criação no futuro de um espaço económico exclusivo entre a Europa e os Estados Unidos da América reforça a importância estratégia das rotas marítimas entre o Panamá e o Portugal", defende ainda o Secretário de Estado Adjunto da Economia, Almeida Henriques.

Hoje mesmo, e tendo em vista o reforço das relações económicas bilaterais, foi celebrado um protocolo de cooperação económica entre Câmaras de Comércio e Indústria dos dois países.

fonte