Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Lazer 
APÓS ACIDENTE NUCLEAR

Reabre a primeira praia em Fukushima

Uma praia de Iwaki, na província japonesa de Fukushima, obteve permissão para receber banhistas. Esta é a primeira praia a reabrir público depois do acidente nuclear na central nuclear em março de 2011.

A reabertura da praia coincide com a celebração do feriado japonês do dia do mar. A celebração inclui espectáculos musicais e jogos de voleibol na areia, segundo a agência de notícias japonesa Kyodo, citada pelo jornal espanhol El Mundo.

A reabertura de uma praia ocorre sempre que as autoridades verificam que esta não comporta riscos para a saúde. De acordo com as autoridades de Iwaki, a concentração de radiação na água do mar é menos que um becquerel por litro.

"A água ainda está fria mas acho que vai ser uma boa temporada. Muitas pessoas querem vir", afirmou Yukiei Hakozaki, um guia turístico de 22 anos, citado pelo El Mundo.

Hoje realizam-se também manifestações em Tóquio, capital do Japão, contra as centrais nucleares. Milhares de pessoas reuniram-se para exigir o fim do recurso à energia nuclear. O acidente nuclear no Japão em 2011, o pior desde Chernobyl, na Ucrânia, afetou severamente a pesca, a agricultura e a pecuária, além de ter forçado cerca de 80 mil pessoas a deixarem as suas casas, quando as autoridades evacuaram a zona a 20 km da central de Fukoshima em que se registou o acidente.

FONTE