Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
ANGOLA

Governo investiu mais de 3,3 mil milhões de dólares nos caminhos de ferro

O Governo angolano investiu mais de 3,3 mil milhões de dólares no processo de construção e modernização dos caminhos de ferro de Luanda, Moçâmedes e Benguela, segundo confirmou Augusto da Silva Tomás, ministro dos Transportes (na foto).

De acordo com o governante, o avultado investimento enquadra-se no âmbito de uma estratégia global de desenvolvimento económico e social do país.

Nos últimos anos, foram edificadas estações ferroviárias, pontes e linhas férreas, adquiridas locomotivas, sistema de telecomunicações, etc. Ainda de acordo com Silva Tomás, este investimento está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento de outras áreas como da energia, águas, telecomunicações, turismo, indústria, mercado de bens e serviços, e vai refletir-se no aumento do emprego, coesão económica e social e no combate das assimetrias regionais.

No Caminho-de-Ferro de Moçâmedes, as obras implicaram a reabilitação de 56 estações ferroviárias, de primeira, segunda e terceira classes. “Está a ser tudo feito para que até finais de Julho a linha esteja completamente preparada para a transportação de bens e mercadorias, o que deve acontecer em Agosto, na linha Namibe/Lubango/Menongue”, salientou o ministro dos Transportes de Angola.

Augusto da Silva Tomás pronunciou-se ainda sobre a ligação ferroviária com países vizinhos: “A ligação regional implica acordos transfronteiriços e isso está a ser feito. Os países entendem que inicialmente é preciso consolidar o funcionamento da rede de cada país e a seu tempo implementar-se a ligação entre estados”.

fonte