Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Ambiente 

Declaração ibero-americana sobre manejo costeiro integrada na Conferência Rio+20

Membros do Grupo Brasil da Rede Ibero-Americana de Manejo Costeiro Integrado –Rede IBERMAR-CYTED – divulgaram, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que decorreu no Rio de Janeiro, Brasil, a Declaração Universitária Cádiz 1812-2012 Manejo Costeiro Integrado (MCI) em Ibero-América.

Através desta Declaração, 350 cientistas, gestores, servidores públicos, empresários, universitários e representantes de Organizações Não Governamentais de 18 países ibero-americanos reunidos em Cádiz, Espanha, no I Congresso Ibero-americano de Gestão Integrada de Áreas Litorâneas realizado na Universidade de Cádiz de 25 a 27 de janeiro 2012, fazem um apelo aos líderes políticos e de organizações nacionais, regionais e internacionais comprometidas com o fortalecimento da governança, para que seja lançada uma iniciativa ibero-americana de Manejo Costeiro Integrado.

Rio+20 representa uma oportunidade histórica para traçar os caminhos para um mundo mais seguro, mais equitativo, mais limpo, mais verde, mais azul e mais próspero para todos. Um bem-estar duradouro ao alcance de todas as pessoas que vivem e dependem das costas e do mar em Ibero-América é o objetivo primordial que impulsiona esta Declaração.

A Rede IBERMAR é o elo de cooperação e transferência de conhecimentos e experiências em Manejo Costeiro Integrado em Ibero-América. Esta Rede foi possível graças ao indispensável apoio do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia –CYTED–, aliada à liderança científica do Grupo de Investigação em Gestão Integrada de Áreas Litorais da Universidade de Cádiz e da ativa participação e do compromisso de outras 76 organizações (universidades, centros de investigação, administrações públicas e ONG´s) de países como México, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Cuba, República Dominicana, Porto Rico, Chile, Argentina, Uruguai, Brasil, Portugal e Espanha. A Pró-Reitoria de Projeção Social, Cultural e Internacional, através da Aula Universitária Ibero-Americana da Universidade de Cádiz, bem como também a Pró-Reitoria de Investigação e Transferência da UCA e o Campus de Excelência Internacional em Ciências do Mar CEI.MAR foram um apoio substancial à Iniciativa de IBERMAR.

MAIS DETALHES