Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Notícias 
ÁFRICA

Projectos dos transportes da SADC absorvem elevados investimentos

A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) anunciou que 5,043 mil milhões de dólares vão ser investidos, até 2017, na construção de portos, aeroportos, caminhos-de-ferro e estradas a nível da região.
A informação consta de um documento distribuído em Luanda, à imprensa, no encontro de peritos da SADC ligados ao sector de infra-estruturas regionais.

De acordo com o documento, para o sector dos transportes estão previstos 12 projectos, alguns dos quais em curso, como a construção de uma estrada que liga o Botswana à Zâmbia (orçada em 250 milhões de dólares), iniciada este ano e com termo previsto para 2014.

Os projectos de modernização do aeroporto do Huambo, que vai facilitar a ligação aérea com outros pontos da região austral de África, assim como o Corredor do Lobito, que liga através de estrada e via-férrea Angola, Zâmbia e a República Democrática do Congo, têm prazos de conclusão previstos para 2014 e 2016. Ambos estão avaliados em 440 milhões de dólares.

Os projectos de infra-estruturas de transporte são mais dispendiosos em relação aos de outros sectores económicos , como os de turismo (avaliados em 114, 8 milhões de dólares), de tecnologia de informação e de comunicações (1,2 mil milhões), energia (2.03 mil milhões), águas (13,40 milhões) e meteorologia (192 milhões).

O programa de execução das infra-estruturas de transportes até 2017 tem previsto o melhoramento, ampliação e construção de estradas e pontes, caminhos-de-ferro e de aeroportos para facilitarem as trocas comerciais e a circulação de pessoas e bens a nível da região.
Angola tem em construção o ramal dos Caminhos-de-Ferro de Moçâmedes, que atravessa as fronteiras do Sul do país é pode estabelecer ligação com a Namíbia.


A SADC é uma integração regional composta por 14 países, participada pela África do Sul, Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Ilhas Maurícias, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

fonte