Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Moçambique 
MOÇAMBIQUE

Governo negoceia empréstimo chinês para construção de porto de águas profundas

De acordo com o ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia (na foto), o governo moçambicano está a negociar com o Banco de Desenvolvimento da China um empréstimo de 1.500 milhões de dólares para a construção do porto de águas profundas em Nacala-a-Velha, na província de Nampula, que terá capacidade para processar 20 milhões de toneladas por ano.

“Uma equipa técnica moçambicana encontra-se na China a negociar este projeto devendo até final do ano dar-se início ao processo de construção”, referiu o ministro, acrescentando que o governo pretende ainda construir uma linha de caminho-de-ferro de Moatize, na província de Tete, até Nacala para favorecer a instalação de siderurgias na região.

Aiuba Cuereneia garantiu ainda que esta iniciativa governamental não vai interferir com o programa de investimentos da multinacional brasileira Vale. Recorde-se que os brasileiros da Vale anunciaram que vão investir mais de cinco mil milhões de dólares na construção igualmente de um porto de águas profundas em Nacala-a-Velha, com sistema ferroviário ligando a região de Moatize, em Tete, a fim de escoar o carvão mineral que já começaram a extrair e exportar através do porto da Beira.

fonte