Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
EDUCARE 
ASSISTA À CONFERÊNCIA NA WEB

A vida cotidiana nos navios do Caminho das Índias

O catedrático de História de América da Universidade de Sevilha, Pablo Emilio Pérez-Mallaína, ofereceu, no Campus de Cádiz, uma conferência sobre “A vida cotidiana nos navios do Caminho das Índias”. Na sua intervenção, explicou como era a existência diária da população que embarcava em navios mercantes para águas e terras pouco conhecidas.

O que levava a homens e crianças a fazer parte da tripulação? Como era a vida a bordo? Como viviam e morriam? De que espaço vital dispunham? Qual era o salário? Estas foram, entre outras, algumas das perguntas às que tratou de responder Pérez-Mallaína na sua dissertação.

O conteúdo desta aula magistral baseia-se nas pesquisas realizadas pelo catedrático nos documentos e dossiês que se encontram no Arquivo de Índias de Sevilha. A conferência, acompanhada por imagens de ilustrações, fotografias de quadros e citações de marinheiros famosos da época, fez um percurso pelas condições dos navios e as zonas portuárias de Cádiz e Sevilha durante os séculos XV e XVI, um espaço de tempo caracterizado pela alta atividade comercial com as colônias ultramarinas.

A conferência, que foi transmitida ao vivo pela Internet, pode ser vista no site do Campus de Excelência Internacional do Mar (Cei.mar): http://www.campusdelmar.es/esp/videogaleria/