Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
ANGOLA

Empresários convidados a investir no domínio de cabotagem

O secretário provincial de Cabinda dos Transportes, Otoniel Niemba da Silva, convidou os empresários angolanos e estrangeiros a investir no domínio de cabotagem, face às dificuldades que a província enfrenta para o transporte de carga por via marítima.

Em declarações à Angop, Otiniel da Silva sustentou que com a entrada em funcionamento da nova ponte cais, em fase de conclusão, os problemas resultantes da falta de um porto à altura na região serão minimizados: "Uma boa novidade vai acontecer a qualquer momento com as obras da nova ponte cais praticamente concluídas, assim como a dragagem da área de manobra, estando agora as atenções viradas para a balizagem dos limites da via de acesso dos navios à área de manobra”.

A nova ponte cais está habilitada para acomodar dois navios de grande porte e igual número de médio porte em simultâneo.

O secretário provincial dos Transportes disse que a nível central há perspectivas de aquisição de navios de cabotagem que poderão fazer a rota Cabinda, Soyo, Luanda, Lobito e Namibe, num sistema que assegure a navegação ao longo de toda a costa marítima angolana, permitindo desta forma a ligação de todos os portos do país.

Com as obras praticamente concluídas, o porto comercial de Cabinda apresenta hoje uma ponte cais totalmente renovada, com uma área de 45 mil metros quadrados, podendo receber cinco navios em simultâneo. Para além de facilitar as manobras e movimentação dos meios e cargas, esta importante infra-estrutura portuária está agora apta a movimentar aproximadamente 500 mil contentores, ou seja, um milhão de toneladas de carga contentorizada/ ano.

fonte