Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
ANGOLA

Navio-tanque para o escoamento de gás natural já está no Soyo

O navio-tanque Sambizanga vai iniciar testes de carregamento de gás natural e por isso encontra-se junto ao terminal de exportação do Projeto Angola LNG (Soyo) com o intuito de testar a atracação e a ligação ao sistema com vista ao primeiro carregamento, previsto ainda para este mês.

A informação foi avançada pela Sonangol em comunicado, acrescentando que os acionistas do projeto informaram que, após se ter iniciado a introdução do gás de alimentação na unidade de processamento de LNG (na sigla em inglês) a 15 de março passado, irão agora ser efectuados testes adicionais e a errada em funcionamento das unidades de liquefacção, estando a produção de gás natural liquefeito prevista para ter início no final do segundo trimestre.

A unidade de processamento, cuja construção foi recentemente concluída, está localizada no Soyo, província do Zaire, indo os serviços de operações e de manutenção ser fornecidos pelas empresas OPCO – Sociedade Operacional Angola LNG e a SOMG – Sociedade de Operações e Manutenção de Gasodutos.

De acordo com José Maria Botelho de Vasconcelos, ministro angolano dos Petróleos, o Projecto Angola LNG (Gás Natural Liquefeito) irá causar um impacto positivo no crescimento económico do país, reflectido na produção de 5.2 milhões de toneladas de LNG por ano e também fornecerá gás butano para consumo interno, tornando o país auto-suficiente.

Os investidores no projeto Angola LNG e os acionistas da Angola LNG Limited, da OPCO e da SOMG são a Sonangol Gás Natural, Limitada (22,8%), a Cabinda Gulf Oil Company Limited (36,4%), a BP Exploration (Angola) Limited (13,6%), a ENI Angola Production B.V. (13,6%) e a Total LNG Angola Limited (13,6%).

fonte