Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Biblos 
BRASIL

História do Porto de S. Francisco do Sul contada em livro

Após três anos de pesquisas em livros, documentos, jornais antigos e mais de 60 entrevistas foi finalmente lançado o livro “História do Porto de São Francisco do Sul”.

 

A ideia da criação do livro, “História do Porto de São Francisco do Sul” surgiu do interesse da Administração do Porto – APSFS, com base numa obra anterior “São Francisco do Sul 500 Anos – Construções Históricas”, realizada em comemoração do meio milénio de descobrimento de São Francisco do Sul.

A história do Porto de São Francisco é tão antiga quanto a história da cidade e sempre foi considerado um porto natural, pela sua profundidade, sem assoreamento e, portanto, sem necessidade de dragagens. É claro, estas viriam tempos depois, com o “crescimento” dos navios que ali acostam...

O primeiro projecto para a construção do Porto de São Francisco foi apresentado em 1921, embora documentos registrem estudos para tal, já em 1884. Sete décadas mais tarde, em 1º de julho de 1955, acontecia a inauguração do terminal portuário, com o primeiro cais.

O livro de 220 páginas, em cores, com texto em português e inglês, aproximadamente 150 imagens, conta, além da construção do porto e as suas peripécias, os acontecimentos paralelos, em que se destacaram a construção da estrada de ferro; a exportação de madeiras e da erva mate; a atracação de centenas de navios de todas as partes do mundo em rústicos trapiches de madeira; a convivência dos moradores francisquenses com as tripulações internacionais; a fundação de sindicatos de trabalhadores portuários; o fechamento do Canal do Linguado entre outros fatos, que antecederam e acompanharam a difícil execução desta obra.

E como o cenário social, político e econômico do Brasil está em constante mutação, o Porto de São Francisco, autarquia estadual desde 1955 – APSFS, a partir da década de 1960 vem recebendo constantes melhorias, ampliações e adaptações tecnológicas para acompanhar esta modernização.

A realização desta obra recebeu apoio e investimento da Administração do Porto de São Francisco do Sul e do Governo do Estado de Santa Catarina, além do patrocínio das empresas: TESC – Terminal Portuário Santa Catarina, ArcelorMittal, Litoral Soluções em Comércio Exterior, Orcali, Praticagem São Francisco, Terlogs Terminal Marítimo e Van Oord – Boskalis. A autora é Nelci Terezinha Seibel – S & A Editora Ltda., sob a consultoria e organização de texto da historiadora Raquel S. Thiago e fotografias de Aureo Berger – Maximagem Editoração Gráfica Ltda. De acordo com Paulo Côrtes Corsi, presidente da Administração do Porto de São Francisco do Sul, “este resgate é oportuno, para conhecermos o contexto que envolveu a construção do nosso Porto, hoje um dos mais importantes portos do Brasil e sua história que continua a cada dia”.

O lançamento oficial do livro “História do Porto de São Francisco do Sul” aconteceu no dia 25 de abril de 2012, no Portal Turístico Naval, no Centro Histórico de São Francisco do Sul.