Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
S. Tomé e Príncipe 

São Tomé e Príncipe vai acolher plataforma de transbordo de mercadorias

Uma plataforma flutuante de ancoragem de navios será instalada dentro de seis meses em alto mar na zona sul de São Tomé, no quadro de um acordo a ser assinado brevemente entre o Governo de São Tomé e Príncipe e uma empresa taiwanesa.

A empresa Bluesky, do empresário taiwanês Nobu Su (na foto), possui seis navios com capacidade para transportar mais de 100 mil toneladas de mercadorias a granel e sete mil e 500 viaturas.

Segundo o primeiro-ministro santomense, Patrice Trovoada, a plataforma de logística de transbordo de mercadorias encontrará mercados no Golfo da Guiné.

“Um barco que é capaz de transportar 100 mil toneladas de arroz, 100 mil toneladas de farinha ao mesmo tempo necessariamente encontrará mercado em África", sublinhou Patrice Trovoada.

“Em termos de custo, os importadores irão perceber que se conseguem mandar um barco de duas mil toneladas para vir buscar cimento, o preço do cimento será mais vantajoso do que fazer vir um barco de 10 mil toneladas da Ásia ou de outra parte do mundo”, afirmou.

O chefe do Governo santomense garantiu que as partes já começaram a trabalhar na finalização do contrato, que deverá permitir a São Tomé e Príncipe arrecadar 15 milhões de dólares americanos.

Por seu lado, o empresário taiwanês Nobu Su considera São Tomé e Príncipe como um ponto estratégico de África para o relançamento do comércio de grande volume.

Para o embaixador da República de Taiwan em São Tomé e Príncipe, Jack Chen, este negócio marca uma nova etapa nas relações entre os dois países.

fonte