Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
História 
ZOOLOGIA E RACISMO NA «VIAGEM AO BRASIL»

A sereia amazónica dos Agassiz

Louis e Elizabeth Agassiz viajaram pelo Brasil entre 1865 e 1866. O relato publicado pelo casal e a repercussão da viagem indicam que o material produzido sobre o Brasil buscou atingir um público mais amplo do que o de leitores especialistas em história natural.

A expedição pela Amazônia deu destaque à atividade científica de Agassiz e reforçou as estratégias de legitimação de suas teorias raciais e biogeográficas. Os problemas suscitados por sua viagem não são tratados como meramente locais.

Os peixes do Amazonas e seus afluentes são utilizados para solidificar os argumentos dos criacionistas contra os evolucionistas, além de possibilitarem a defesa de uma biogeografia estática, onde cada ser teria sido designado para habitar uma região específica do planeta.

Suas observações sobre a mestiçagem brasileira apoiam sua opinião de que as raças não devem se misturar, e fortalecem o campo político de parte da elite norte-americana que pregava a segregação dos negros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTINUE A LER ESTE ARTIGO AQUI

LEIA TAMBÉM: A ciência norte-americana visita a Amazônia: entre o criacionismo cristão e o poligenismo "degeneracionista"