Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Portugal 

Porto de Lisboa recebe Delegação do Porto de Luanda

Uma Delegação do Porto de Luanda, liderada pelo Presidente do Conselho de Administração, Francisco Venâncio, visitou na quarta-feira o Porto de Lisboa. A representação angolana foi recebida na torre VTS pelo Conselho de Administração do Porto de Lisboa, que deu a conhecer a multifuncionalidade, organização e contextualização nacional e ibérica do porto de Lisboa, apresentando em seguida os serviços da Direcção de Segurança ali instalados.

Os visitantes demonstraram especial interesse pela nova plataforma informática DS-PLAN que suporta todo o planeamento e acostagem de navios no Porto de Lisboa, importante ferramenta para a gestão de 19 Km de cais, com mais de 55 pontos de acostagens e cerca de 7 mil manobras anuais.

A Delegação angolana visitou ainda o novo cais de Santa Apolónia, que dispõe de cerca de 1500 metros de cais acostável, local onde nascerá a futura gare do Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Neste local, para além do contacto com as infra estruturas ali existentes, foi feita uma abordagem pormenorizada sobre o crescimento notável que a actividade de cruzeiros tem tido no Porto de Lisboa.

A visita terminou com a deslocação ao TMB – Terminal Multiusos do Beato, que opera carga fracionada, sobretudo alumínios e bobines de papel, dispondo ainda de armazéns frigoríficos para a receção de frutas.

Este encontro proporcionou a todos os intervenientes uma profícua troca de experiências ao nível da gestão destes dois importantes portos lusófonos.