Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Portugal 

Presidente do Porto de Luanda reconhece Sines como porto de referência

Esta semana, o Conselho de Administração da APS recebeu uma comitiva do Porto de Luanda, liderada pelo seu Presidente, Francisco Venâncio.

A visita centrou-se na partilha de experiências entre os dois portos (ambos associados da APLOP), nomeadamente no que diz respeito a características físicas e tráfegos, posicionamento estratégico e perspectivas de futuro.

Durante a reunião, a Presidente do Porto de Sines, Lídia Sequeira, teve oportunidade de aflorar o papel de Sines à escala Ibérica e Europeia, bem como as novas oportunidades que se perfilam num futuro próximo com o alargamento do Canal do Panamá e consequente redesenhar das principais rotas transoceânicas. Fatores críticos de sucesso como a localização geográfica estratégica, a crescente aposta na segurança e sistemas de informação, e uma oferta de serviços de excelência, são alguns dos aspectos que fazem de Sines um porto de referência, e que permitem perspetivar um crescimento sustentado para os próximos anos.

Francisco Venâncio referiu alguns dados interessantes do Porto de Luanda, o principal porto Angolano responsável por cerca de 70% da movimentação total daquele país. Dispõe de sete terminais e fáceis condições de acesso, com calados a rondar os -12m.

Luanda vê em Sines um porto de referência, e esta visita teve como principal objectivo aprofundar conhecimentos principalmente ao nível da gestão portuária, onde a experiência e o know-how de Sines poderão aportar uma mais-valia considerável no desenvolvimento futuro do Porto de Luanda.

Neste âmbito, acresce ainda referir que o Governo de Angola irá investir na construção do Porto do Dande, uma infra-estrutura de águas profundas, cujas características físicas se aproximarão da realidade de Sines, constituindo um ponto de partida para o intercâmbio comercial entre os dois portos e consequente reforço dos fluxos de mercadorias entre Portugal e Angola.