Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
BRASIL

Sistema da Antaq é referência para elaboração de estatística aquaviária

O Sistema de Desempenho Portuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários do Brasil (Antaq), serviço que disponibliza, na internet, os dados de movimentação de cargas aquaviárias efectivadas por portos públicos e terminais de uso privativo (TUP), é referência para a elaboração de estatística aquaviária. O sistema é utilizado pelo Ministério dos Transportes e pela Secretaria de Portos (SEP) para formular políticas públicas e definir, com mais segurança, os investimentos no sector.


Os dados disponíveis no sistema, além de serem confiáveis, são atualizados de forma rápida. "Atualmente, as estatísticas do mês de janeiro, por exemplo, já podem ser consultadas on-line no final de fevereiro", explicou o gerente de Estudos e Desempenho Portuário da agência, Fernando Serra.

Entre os tópicos que podem ser encontrados no sistema de desempenho estão quantidade de cargas movimentadas, tempo de atracação, prancha média, informações sobre a navegação interior, de longo curso e de cabotagem, entre outros itens.


Para fazer todo esse levantamento, uma equipe formada por engenheiros, estatísticos e economistas se dedica exclusivamente ao sistema.


A Antaq e a SEP têm um acordo de cooperação. A Agência envia os dados para a secretaria, que os utiliza para suas análises, bem como na alimentação de seus sistemas próprios. "Isso é fundamental para a elaboração de políticas públicas, já que estabelece parâmetros dinâmicos e atualizados do comportamento do mercado, sempre tendo-se em conta que mais de 90% da movimentação de cargas no Brasil é feita em portos", ressaltou Serra.


Para acessar o sistema, basta acessar "Desempenho Portuário", no portal da Antaq.

fonte