Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
BRASIL

Fernando de Noronha terá subsolo marinho mapeado

O subsolo marinho de Fernando de Noronha será mapeado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que prepara uma expedição prevista para começar em Abril. O estudo faz parte do programa de Geologia Marinha, destinado a avaliar o potencial mineral e científico da Plataforma Continental Jurídica Brasileira. Além de actualizar os dados da área acima da superfície, o levantamento vai detalhar, pela primeira vez, as formações geológicas da parte submersa.

A batimetria (medição da profundidade) já foi realizada através de de uma inovadora tecnologia a laser. “Também serão realizados mergulhos em pontos estratégicos para coletar amostras de rochas e sedimentos do fundo do mar”, explica a geóloga Hortência Maria Barboza de Assis, da Superintendência Regional de Recife, que coordena a pesquisa.

De acordo com a geóloga, os pesquisadores vão fotografar e gravar imagens do fundo do oceano para compreender melhor os processos morfodinâmicos.”Os resultados desses estudos irão servir de base para aprimoramento de políticas de desenvolvimento sustentável da região”, avalia. O projeto foi aprovado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente.

fonte


Visite o Canal da APLOP no YOUTUBE

Estamos no Facebook, no Twitter e no Slideshare.


Conheça o portal da Associação dos Portos de Portugal (APP)