Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
S. Tomé e Príncipe 
S. TOMÉ E PRÍNCIPE

Porto em águas profundas com ou sem CMA – CGM é uma das prioridades de Patrice Trovoada para 2012

Em declarações à TVS e a RTP-África, o Primeiro-ministro Patrice Trovoada garantiu que este ano será dado o pontapé de saída na construção de um porto ou cais acostável em São Tomé e Príncipe. Uma prioridade que o Chefe do Governo pretende implementar com ou sem a empresa francesa CMA – CGM.
Desde o ano 2008 que a terceira maior transportadora mundial de contentores, a CMA – CGM, empresa francesa, assinou com o Estado são-tomense um acordo para construção de um porto de águas profundas na zona de Fernão Dias.

As obras avaliadas em 500 milhões de dólares que deveriam iniciar em 2009, continuam adiadas. Em declarações à TVS e a RTP-África, o Primeiro-ministro, disse que o grande entrave ao projecto tem a ver com a dificuldade da empresa francesa em angariar financiamentos para construir o porto acostável. «A principal fraqueza do contrato que temos com a CMA – CGM é a mobilização de financiamentos», referiu Patrice Trovoada.

O Primeiro-ministro confirmou que o seu governo decidiu ajudar o grupo privado francês na atracção de investidores. «Nós como governo e sabendo da importância do porto em águas profundas, estamos em busca de financiamento para este empreendimento privado», acrescentou Patrice Trovoada.

As múltiplas deslocações de Patrice Trovoada a Dubai, estão relacionadas também com a busca de financiamentos para implementação deste projecto estruturante para o desenvolvimento do país. «Assim o que estamos a fazer quer com o fundo soberano de Dubai, quer com outros investidores estamos a discutir as várias oportunidades. Estamos confiantes. Tivemos aqui o fundo soberano do Dubai, tivemos cá bancos, e a própria sociedade financeira internacional. Os sinais que estamos a receber são favoráveis», sublinhou.

Segundo Patrice Trovoada, a empresa francesa CMA – CGM que rubricou o acordo com o Estado são-tomense através da sua filial Terminal Link, tem uma meta definida para avançar com o projecto. «Estamos a espera que até Julho ou Agosto este contrato arranque. Se depois de Agosto nada acontecer teremos que fazer outras opções em relação a Fernão Dias», precisou, o Chefe do Governo.

Certo é que neste ano será dado o pontapé de saída na construção de um porto ou cais acostável em São Tomé. Patrice Trovoada, garante que se não for com a CMA – CGM, será de outra forma. «Fruto da opção que fizemos, este ano temos que arrancar com um porto ou cais em águas profundas. Se não tivermos o porto com a CMA CGM, outra coisa teremos, porque pensamos que transmitidos hoje confiança suficiente aos investidores e a comunidade financeira internacional, para que nos siga neste objectivo de ter um porto em águas profundas», afirmou.

Construção e reabilitação de estradas, adopção de água potável à população, reabilitação do aeroporto internacional de São Tomé e do aeroporto da Região do Príncipe através de investimentos privados, e a melhoria das telecomunicações através do cabo submarino de fibra óptica, são outras acções que segundo Patrice Trovoada, lançarão as bases para o progresso do país em 2012.

fonte
 


Visite o Canal da APLOP no YOUTUBE

Estamos no Facebook, no Twitter e no Slideshare.


Conheça o portal da Associação dos Portos de Portugal (APP)