Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Portugal 
COOPERAÇÃO PORTUGAL-MOÇAMBIQUE

Empresários da Região de Santarém querem ajudar cidade da Beira a tornar-se em centro de produção

Maputo, 07 fev (Lusa) - A Associação Empresarial da Região de Santarém manifestou hoje disponibilidade para cooperar na transferência de tecnologia com a Associação Empresarial da Beira, centro de Moçambique, para ajudar esta região a ser um centro produtivo e não apenas comercial.

O presidente da comissão executiva da Associação Empresarial da Região de Santarém, António Campos, disse à Lusa em Maputo que a sua agremiação vai assinar esta semana com a Associação Empresarial da Beira um protocolo de cooperação na área de transferência de tecnologia.

"Moçambique precisa de uma domiciliação de investimento produtivo, para que se lance também como um país de produção e esse salto pode ser dado através da transferência de tecnologia. As empresas portuguesas podem ser úteis nesse campo", enfatizou António Campos.

Por outro lado, Portugal aposta na internacionalização das suas empresas e essa visão passa até pela deslocalização para países como Moçambique, que detém um enorme potencial empresarial e económico, afirmou o presidente da comissão executiva da Associação Empresarial da Região de Santarém.

"Há condições para sair um casamento perfeito, porque Santarém é uma região heterogénea em termos económicos e empresariais, com possibilidades desde o setor primário até ao terciário, e o estágio de desenvolvimento de Moçambique coloca desafios em todos esses segmentos", frisou António Campos.

Segundo o presidente da comissão executiva da Associação Empresarial da Região de Santarém, a agricultura, agro-processamento, indústria e metalomecânica são setores em que se podem estabelecer parcerias com os empresários da Beira, a segunda maior cidade de Moçambique.

A missão da Associação Empresarial da Região de Santarém a Moçambique começou na segunda-feira e termina no dia 12.