Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 

Sector portuário brasileiro cresceu 6,7% em 2011

No ano passado, o sistema portuário brasileiro, o que inclui terminais de uso público e de uso privativo, movimentaram um montante de cerca de 8901 milhões de toneladas, o que representou um crescimento de 6,7% em relação a 2010, quando foram movimentados 834 milhões de toneladas. Este crescimento em tonelagem, de acordo com a Comissão dos Portos – responsável pela realização da Análise de Desempenho do Setor Portuário Nacional – deverá ser praticamente o dobro do crescimento percentual esperado para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro estimado em 3,4 %,2 “e resulta da extraordinária expansão obtida ao longo de 2011 nas atividades de comércio exterior, tanto em valores quanto em toneladas”, afirma o documento.

No que se refere às cargas, os granéis sólidos continuaram a liderar os três tipos de carga, com um total de 539 milhões de toneladas (60,6% do total), seguido pelos granéis líquidos com 221 milhões de toneladas (24,8%) e finalizados pela carga geral com 130 milhões de toneladas (14,6%). O setor de contêineres, por sua vez, também alcançou um crescimento, tendo registrado acréscimo total de 10%, o que fez com que o segmento de carga geral, como um todo, tenha crescido 9,3% em relação ao ano anterior. A Análise apontou, ainda, que, no geral, a atividade de Comércio Exterior do País teve resultados expressivos, tendo registrado crescimento de 27% nas exportações e 25% nas importações, comparado ao cenário de 2010.

Para este ano, a expectativa é que, mesmo diante da turbulência econômica na Europa e da lenta retomada de crescimento da economia americana, O Comex brasileiro deverá se manter razoável. De acordo com a Comissão Portos, em função dos atuais problemas da supervalorização do Real, a produção brasileira vem perdendo competitividade internacional e tudo leva a crer que dificilmente ocorrerá, este ano, uma reversão dessa tendência.

De um modo geral, a Análise também tratou das questões portuárias e pontuou que “ainda hoje a grande maioria das cidades portuárias vê o porto exclusivamente através de suas mazelas e desconhece sua importância como ferramenta econômica para a cidade e toda a região que lhe é vizinha” e, neste sentido, a Comissão Portos ressaltou que precisará fazer um grande esforço na criação de uma cultura de valorização do porto, integrando a população nos assuntos portuários. “Certamente a Comissão e o setor empresarial precisam tomar a frente desse planejamento estratégico para assegurar um crescimento tranqüilo para as atividades portuárias e o Comércio Exterior”, pontuou o documento.

fonte