Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Portugal 
PORTUGAL

Mota-Engil vence obras de 900 milhões de euros em África

A Mota-Engil anunciou que obteve a adjudicação de cinco obras em Angola e uma no Malawi, no valor de 900 milhões de euros. Depois do anúncio destas encomendas, as acções da empresa atingiram, sexta-feira, o valor máximo dos últimos cinco meses.

A Mota-Engil anunciou, na quinta-feira depois do fecho do mercado, que venceu obras em África no valor total de cerca de 900 milhões de euros, tendo aumentado a sua carteira de encomendas naquele continente para cerca de 1,6 mil milhões de euros.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliário (CMVM), a Mota-Engil informa que, para este reforço da sua carteira de encomendas em África, contribuiu a adjudicação de seis projectos, cinco em Angola e um no Malawi.

"É um dia histórico para a Mota-Engil", afirmou, em declarações à agência Lusa, o presidente executivo do grupo na quinta-feira.

Jorge Coelho sublinhou a importância da adjudicação destes projetos numa altura em que o setor da construção em Portugal atravessa dificuldades, afirmando que se abre "um novo ciclo na vida do grupo".

145 quilómetros de linha férrea no Malawi

Do conjunto de projectos anunciado hoje faz parte a construção de 145,11 quilómetros de linha férrea para a empresa mineira Vale, no Malawi, num montante global de 703 milhões de dólares (540 milhões de euros).

Jorge Coelho destacou o facto de a Vale ser a "segunda maior empresa mineira do mundo, com presença em 38 países", o que "dá muita expressão ao grupo Mota-Engil".

Sexta-feira, dia 3 de Fevereiro, as acções da Mota-Engil dispararam 20,12%, para os 1,25 euros, com os investidores a reagirem positivamente à notícia das novas adjudicações.

fonte