Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 
PESCAS EM CABO VERDE

Aumenta contributo do sector para o PIB

O sector das Pescas em Cabo Verde contribuiu entre 07 a 10 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), em 2011. Os dados foram avançados, à Inforpress, pelo secretário de Estado dos Recursos Marinhos, Adalberto Vieira.

Um estudo realizado "há alguns anos demonstrava que o contributo do sector das Pescas para o PIB girava à volta de 04 por cento" e o aumento estimado para 2011 mostra, considera Vieira, que as pescas se afirmaram no grupo de áreas estratégicas para o desenvolvimento do país.

Os valores actuais são ainda uma estimativa e, eventualmente, serão feitos estudos para se ter uma maior precisão dos mesmos. O que se sabe, vincou o governante, citado pela Lusa, é que o contributo é "de longe superior" ao passado.

No balanço do ano de 2011, Adalberto Vieira referiu também dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que revelam um aumento do contributo do sector das Pescas nas exportações. Quase metade do total dos produtos foram exportados, apontam os dados recolhidos.

O impacto socioeconómico, nomeadamente a nível de criação de postos de trabalho, está também em ascensão. Vieira usa a empresa Frescomar como exemplo, salientando que esta emprega, actualmente, cerca de 600 trabalhadores e que em 2012 se prevê que o número aumente para mil.

fonte