Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
UM PORTO EM DESTAQUE

Porto do Lobito | Angola

A edificação do Porto do Lobito data do longínquo ano de 1903, época em que principiavam os trabalhos de construção do Caminho de Ferro de Benguela.
 
O fundeadouro do Porto do Lobito tem aproximadamente 5,2 kilómetros de comprimento, escalando a largura os 300 metros na entrada e os 2000 metros na parte mais larga,com uma área de cerca de 6 km².

Estas magníficas condições naturais da baía, a excelência da organização e o apetrechamento técnico material garantem absoluta comodidade aos navios de pequenos e grandes calados, de pequeno e longo curso.

Os fundos variam entre os 10,5 e os 34 metros relativamente ao zero hidrográfico, o que permite a atracação simultânea de seis embarcações de longo curso. As máximas praiamares e baixamares atingem valores entre os 2 e os 0,20 metros, designadamente.
Os cais acostáveis destinados à navegação de longo curso estão compostos por dois troços dispostos em forma de L, com comprimento total de 1124 metros.

Um dos troços, implantado na direcção da restinga, e que se denomina normalmente por "Cais Norte" tem 572 metros de comprimento.

O outro, perpendicular ao primeiro, é o chamado "Cais Sul" e tem 552 metros de extensão.

Os muros-cais de longo curso, são de dois tipos diferentes: continuo, nos primeiros 226 metros do cais norte e nos últimos 264 metros do cais sul; descontínuo, constituido por pilares distanciados em 15 metros. na restante parte do cais.

ESPAÇO DO PORTO DO LOBITO NO FACEBOOK

12º 20' 47" de Latitude Sul e a
13º 32' 45" de Longitude Este