Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Notícias 
COM A PRESENÇA DE JOAQUIM CHISSANO, EX-PRESIDENTE DE MOÇAMBIQUE

15 anos da CPLP comemorados no Brasil

Dia 29 decorreu em Brasília a cerimónia de comemoração dos 15 anos da criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A solenidade foi presidida pelo chanceler brasileiro, Antônio Patriota, e contou com a participação do secretário-Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, e do ex-presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, um dos principais articuladores da criação da entidade.

Integrada por oito países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) a comunidade tem por princípios estatutários a cooperação técnica em todas as áreas e a promoção e difusão da língua portuguesa. O Ministério da Cultura (MinC) desenvolve importantes projetos junto aos países de língua portuguesa, tais como o Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário (DocTv CPLP), além de ter estimulado a criação de um programa de Residência Artística Itinerante para agentes culturais, com o objetivo de promover a criação e a circulação internacional da Cultura destes países.

Coesos

Para um público formado por embaixadores estrangeiros residentes em Brasília, parlamentares, representantes de órgãos governamentais, acadêmicos e organizações internacionais, o chanceler Antônio Patriota disse que a CPLP está em processo de aperfeiçoamento e que os vínculos que unem os países da comunidade não são somente linguísticos, mas de ação política e de diálogo.

Ele comentou que hoje os países de língua portuguesa estão mais próximos e coesos graças ao trabalho conjunto, realizado ao longo destes últimos 15 anos. A atuação conjunta possibilitou a superação de um passado comum, que incluiu muitas lutas, feridas e cicatrizes. “ Hoje essas nações se unem em torno de um ideal político, de aproximação para a promoção da paz. Uma aproximação que se dá, também, em torno de projetos de saúde, educação e segurança alimentar”, afirmou o chanceler.

O secretário-Executivo da CPLP, o africano Domingos Simões Pereira, fez um balanço positivo da atuação da entidade nos últimos anos e disse que para o futuro os principais desafios são a erradicação da fome e do analfabetismos nos países de língua portuguesa. Ele convidou o chanceler brasileiro a participar da próxima reunião-geral da comunidade, que acontecerá entre os dias 3 e 7 de fevereiro, de 2012, em Maputo (Moçambique), onde será debatida a agenda da CPLP para os próximos 15 anos.

O ex-presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, também comentou a união que a língua falada em comum possibilitou aos países da comunidade, mas destacou os caminhos de superação alcançados pelo bloco, que ao longo dos anos construiu projetos de desenvolvimento dos seus países. Ele citou como exemplo o aperfeiçoamento da língua portuguesa, a expansão do domínio econômico das nações, além de criar espaços para a voz de milhões de pessoas que falam o português no mundo.

fonte