Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Moçambique 
MOÇAMBIQUE

Governo pretende potenciar a pesca artesanal

O Governo moçambicano considera que a pesca artesanal está a crescer. Esta actividade reforça a segurança alimentar do país, bem como a captação de divisas e criação de emprego.

De acordo com o vice-ministro das pescas, Gabriel Muthisse, a situaçao da pesca artesanal em Moçambique conta com o apoio de vários organismos nacionais e internacionais.

«Estamos a potenciar a pesca artesanal para melhorarmos o nível de produção. Queremos alcançar as 200 mil toneladas até 2019. Contamos com o apoio dos organismos nacionais e internacionais» referiu o vice-ministro.

Apesar de não existirem números exactos, Gabriel Muthisse estima o investimento do projecto pro-pesca em cerca de 43 milhões de dólares USD (cerca de 30 milhões de euros). O valor disponibilizado abrange toda costa marítima de Moçambique.

O sector das pescas desempenha um papel estratégico na segurança alimentar e nutricional, na captação de divisas e na criação de emprego, sendo representado, actualmente, por 300 mil pescadores. A pesca em Moçambique ascende a cerca de 150 mil toneladas anuais e ocupa o quinto lugar nas exportações globais do país, contribuindo com 2% para o Produto Interno Bruto (PIB) e com cerca de 75 milhões de dólares USD (cerca de 53 milhões de euros) para a Balança Comercial.

FONTE