Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Notícias 

Vende-se plataforma de 20 assoalhadas com vista para o mar

"Vende-se uma plataforma em bom estado. Vinte assoalhadas, vista panorâmica para o mar, amplo espaço para helicóptero", afirma o anúncio que pretende vender a plataforma petroleira Huldra, em pleno coração do Mar do Norte, ao preço módico de uma coroa (13 centavos do euro). Para se desfazer da instalação que em breve ficará inoperacional, entrando em desuso, já que o poço de petróleo que explorava está seco, a empresa petroleira norueguesa Statoil colocou a Huldra à venda num anúncio imobiliário dos mais tradicionais.

O anúncio acrescenta que a plataforma não dispõe de vaga de garagem. "Para chegar, é preciso tomar um barco, a oeste de Bergen, em direcção ao alto-mar". O preço cobrado é simbólico atendendo a que o futuro proprietário terá de assumir os custos da trasladação da plataforma.

Com um desenho bastante moderno, já que entrou em funcionamento em 2001, a Huldra poderá interessar a outras empresas petrolíferas, segundo a Statoil, que não descarta que as instalações possam ser utilizadas para outros fins.

O desmantelamento das imensas plataformas offshore representa uma dor de cabeça para a indústria petrolífera devido às rígidas normas ambientais que enquadram estas operações. (AFP)

FONTE