Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Notícias 

Tal como nós, os tubarões também dormem a sesta

Dormir a sesta é um comportamento comum em alguns vertebrados, mas a hipótese de este também ser praticado pelos tubarões ainda não tinha sido comprovada – embora já existissem relatos.

Uma equipa de biólogos da Austrália e da Nova Zelândia desenvolveu um estudo para avaliar esta situação, com foco na espécie Cephaloscyllium isabellum. Este tubarão é avistado em zonas costeiras da Nova Zelândia e a sua atividade é noturna, pelo que a ideia dos especialistas era de que este poderia dormir durante o dia.

Durante 24 horas a equipa observou sete tubarões da espécie em aquários, monitorizando a sua atividade e os níveis de oxigénio. Foi possível observar que a taxa de oxigénio diminuiu quando os tubarões pararam de nadar, e que reduziu ainda mais quando permaneceram imóveis no mínimo durante 5 minutos, numa posição quase horizontal – sinais comportamentais de sono. Enquanto dormiam a sesta, a taxa média de absorção de oxigénio era metade da que quando estavam em repouso, e um terço em comparação a quando estavam ativos. Como referem, estes dormem para conservar energia.

Como explica o biólogo Michael Kelly da Universidade La Trobe, na Nova Zelândia, sendo os tubarões são o primeiro grupo de vertebrados com mandíbulas, podendo assim, ajudar a compreender o processo de evolução do sono nos primeiros animais vertebrados.

fonte