Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Notícias 

Os peixes também sabem fazer contas

Um novo estudo conseguiu treinar peixes para fazerem pequenos cálculos simples de adição e subtração.

Quando estamos perante coisas em números pequenos, o nosso cérebro adiciona ou subtrai automaticamente, sem sequer precisarmos de contar. Surpreendentemente, não somos os únicos com esta capacidade.

Um novo estudo publicado na Scientific Reports descobriu que os ciclídeos e as raias também conseguem saber imediatamente com um único relance quantos peixes têm à sua frente. Já há algum tempo que se sabia que estes peixes podiam ser treinados para distinguir quantidades de três e quatro, mas a nova pesquisa que as espécies podem mesmo fazer cálculos.

“Treinamos os animais para fazerem adições e subtrações simples. Ao fazerem isso, tinham de aumentar ou diminuir o valor inicial em um”, explica Vera Schluessel, investigadora que liderou o estudo.

Para este treino, os cientistas usaram um método que já tinha tido sucesso no passado, mostrando uma coleção de formas geométricas aos peixes, cujas cores indicam que a operação tinham de fazer. Caso fossem azuis, os peixes tinham de adicionar um e se fossem amarelos, subtraíam um, explica o Science Daily.

Depois de verem o estímulo original — com quatro quadrados —, os animais foram mostrados duas novas imagens, uma com cinco e outra com três quadrados. Se nadassem em direção à imagem correta, os peixes eram premiados com comida. Caso nadassem para a imagem errada, não recebiam nada. Ao longo do tempo, os animais aprenderam a associar o azul com a adição e o amarelo com a subtração.

Para garantirem que os peixes tinham internalizado a regra matemática por detrás das cores, os investigadores omitiram propositadamente alguns cálculos durante os treinos, que lhes foram mostrados já depois da fase de aprendizagem. Mesmo nestes casos, os peixes escolheram frequentemente a resposta correta.

Os resultados surpreenderam os investigadores, especialmente dada a dificuldade das tarefas, já que os peixes não eram sempre expostos às mesmas formas, mas sim a uma combinação de formas diferentes.

“Por isso, os animais tinham de reconhecer o número de objetos mostrados ao mesmo tempo que inferiam a regra do cálculo através da cor. No geral, é um feito que exige capacidades de pensamento complexas“, remata Schluessel.

ZAP //