Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
DOCUMENTÁRIO

RIO PARANÁ: Um rio quase mar

Um rio como o mar, era assim que os indígenas se referiam ao curso de água gigante que moldava as suas terras. No seu idioma isto traduz-se por "Paraná". Ao longo de 3000 quilómetros, o Paraná flui do Brasil para a Argentina passando pelo Paraguai, percorrendo as míticas cataratas do Iguaçu, e as deslumbrantes zonas húmidas de Iberá no Nordeste da Argentina até Buenos Aires.

A região do Paraná abriga um ecossistema único, com uma fauna e flora abundantes e fascinante beleza natural. Mas este paraíso fluvial está ameaçado. Ambiciosos projetos de construção, contaminação, desmatamento e caça implacável são apenas alguns dos fatores que põem em risco toda a região. Uma viagem em três episódios à descoberta de uma parte da América do Sul raramente visitada para conhecer o seu povo, a sua paixão pelo rio e as preocupações com o futuro.

Através das suas ações e convicções querem mostrar que um futuro diferente é possível, uma vida melhor ao longo do rio, preservando este ecossistema único e vital. Pescadores inovadores, biólogos, ativistas ambientais, indígenas, modelos fotográficos, capitães de navios, e gaúchos à moda antiga, todos participam nesta jornada para o desconhecido, que inspira e envia uma mensagem de esperança e de mudança.

DOCUMENTÁRIO PARA VER AQUI