Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
BRASIL

Porto do Rio de Janeiro terá vacinação contra gripe para portuários e camionistas

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) está levando a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para dentro do Porto do Rio de Janeiro nesta terça-feira, dia 05 de maio, das 9h às 16h. Serão disponibilizadas 1.500 doses, destinadas aos trabalhadores portuários e caminhoneiros.

A aplicação da vacina, que protege contra os vírus Influenza A (subtipos H1N1 e H3N2) e Influenza B, acontecerá no principal acesso do porto (Portão 24) e será conduzida por técnicos de enfermagem. A medida é uma parceria da Autoridade Portuária com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), empresas arrendatárias dos terminais, operadores portuários e Órgão Gestor de Mão de Obra do Rio de Janeiro (OGMO-RJ).
A ação é coordenada pela Superintendência de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da CDRJ, com o apoio das Superintendências de Gestão Portuária e da Guarda Portuária.

O superintendente de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, Handley Corrêa, explica que a vacinação contra os três tipos de gripe mais comuns dá mais segurança aos trabalhadores que atuam na linha de frente durante a pandemia: “A vacina não age contra a COVID-19, mas auxilia os profissionais de saúde no diagnóstico por exclusão, já que os sintomas são parecidos”.

Nos postos de saúde

Como os trabalhadores portuários e caminhoneiros atuam em atividades consideradas essenciais para o abastecimento, por reivindicação do Ministério da Infraestrutura, o Ministério da Saúde incluiu essas categorias nos grupos prioritários desta segunda fase da campanha nacional, que prossegue até o dia 09 em todo o país. Portanto, os profissionais que não conseguirem se imunizar dentro do porto no dia 5, ainda terão quatro dias para se proteger, bastando ir a um posto de saúde, munido de caderneta de vacinação e algum documento que comprove a profissão.