Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Portugal 

Marinha portuguesa participa em estudo dedicado a tsunamis em Cabo Verde

A Marinha portuguesa, através do Instituto Hidrográfico, encontra-se a efetuar um levantamento hidrográfico na ilha de Santiago, em Cabo Verde, até 23 de março.

O trabalho desenvolvido pela Brigada Hidrográfica, no âmbito do Projeto UNTIeD, consiste na aquisição de dados batimétricos na plataforma da ilha de Santiago, entre a linha de costa e a profundidade dos 200 m, com recurso a uma embarcação local, onde será instalado um sistema sondador multifeixe do Instituto Hidrográfico. O Levantamento Hidrográfico decorre em articulação com o Instituto Marítimo Portuário (IMP) de Cabo Verde e com a colaboração da ENAPOR – Portos de Cabo Verde, das Forças Armadas e da Polícia Marítima.

O projeto UNTieD – Unlocking the megaTsunamI Deadlock: using the near-source impacts to constrain tsunami generation by volcanic flank collapses, integra várias instituições científicas portuguesas, e tem como objetivo estudar os efeitos do tsunami gerado pelo colapso da ilha do Fogo, há cerca de 73 000 anos, na ilha de Santiago, a cerca de 55 km da fonte, para calibrar modelos de geração e propagação de tsunamis gerados por processos de colapso, bem como estimar as áreas de inundação das regiões próximas.