Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
RIO DE JANEIRO, BRASIL

Grupo de Trabalho do VTMIS da CDRJ faz visita técnica ao Porto de Vitória

Com o objetivo de conhecer as instalações do primeiro e único VTMIS (Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações) em porto público do Brasil, o Grupo de Trabalho da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), responsável pela implantação do sistema no complexo portuário fluminense, esteve na CODESA (Companhia Docas do Espírito Santo). A visita técnica aconteceu nos últimos dias 02 e 03 de março, na cidade de Vila Velha, onde fica o Centro de Controle Operacional do sistema.

A comitiva foi composta pelo gestor de VTMIS da CDRJ, Marcelo Villas-Bôas, pelo superintendente de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e Niterói, Leandro Lima, entre outros especialistas e técnicos portuários das áreas operacional, de Engenharia e de Tecnologia da Informação. “Essas visitas são importantíssimas para absorver a experiência na implantação e operação do VTMIS e para que possamos levar as melhores práticas de monitoramento para os nossos portos”, ressaltou Villas-Bôas. Segundo ele, “com o primeiro e único VTMIS do país, o Porto de Vitória é o exemplo ideal para servir de base para os trabalhos de revisão dos projetos para os portos do Rio de Janeiro/Niterói e de Itaguaí/Angra dos Reis.”

Sobre o VTMIS - O VTMIS, sigla em inglês para Vessel Traffic Management Information System, tem como função a melhoria na eficiência da movimentação de cargas, utilização dos recursos e infraestrutura dos portos, além da organização do tráfego aquaviário na área de fundeio e no canal de acesso. O sistema também visa a segurança da navegação e proteção do meio ambiente nas áreas de intensa movimentação de embarcações ou riscos de acidente.