Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Notícias 

Medusas lançam granadas de muco e deixam a «água dormente»

Uma espécie de medusa caça as suas presas lançando granadas de veneno para deixar a “água dormente”. Esta é a resolução de um mistério de longa data, que também afecta seres humanos.

As águas-vivas-de-cabeça-para-baixo (Cassiopea xamachana), encontradas nas águas rasas da Florida e das Caraíbas, são um grande incómodo para mergulhadores e surfistas que se queixam frequentemente das picadas de que são alvo sem, contudo, tocarem nestas criaturas.

Até agora, os cientistas desconfiavam de que as picadas eram culpa de espécimes mais jovens e, portanto, mais pequenos. No entanto, uma equipa de cientistas do Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos descobriu que estas medusas desenvolveram uma forma de caçar sem precisarem de tentáculos.

Segundo o Science Alert, estes animais lançam glóbulos de muco enriquecido com veneno que tornam a “água dormente”. O muco contém estruturas compostas por milhares de células urticantes que, dentro de si, têm nematocistos – armas em miniatura que contêm cocktails de toxinas presentes sobretudo nos tentáculos.

mais detalhes