Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Associativismo 
ANGOLA

BREVE HISTORIAL DA CASA DO PESSOAL DO PORTO DO LOBITO

Casa do Pessoal do Porto do Lobito: fundada em 1952 por um grupo de funcionários do Porto do Lobito. A sua criação deveu-se à persistência, trabalho e dedicação do Eng.º Alberto Aguiar, na altura Director dos serviços de Portos, Caminhos-de-ferro e Transportes.

Dos membros fundadores referenciaram-se o Eng.º Fernando Falcão, Marcos Monteiro, Miranda Guedes, Alfredo Rosinhas, José Dinis, José Soares, Bastos, Dr. Aguinaldo, Francisco Marçal, Tomás Medeiros, Metelo Lopes e outros tantos verdadeiros obreiros e amantes do desporto.

A CPPL foi fundada com a finalidade de proporcionar descanso, recreio e lazer aos seus associados. Para tal dispunha de uma biblioteca, salas de jogos, de leitura, de convívio, um bar, uma piscina e de um hangar para a recolha de embarcações, um magnífico tanque para a aprendizagem do remo e o campo polivalente Eng.º Miranda Guedes, na altura um dos melhores no distrito. Entre as várias modalidades desportivas a CPPL competia nas modalidades de Hóquei Patins, Remo e Natação nas categorias de escola, iniciados, juvenis, juniores e seniores.

De todas as modalidades o Hóquei Patins foi a que mais título brindou à agremiação; conquistou três vezes consecutivas o campeonato distrital de juniores. No Remo, para além dos títulos distritais em 1970 as suas tripulações conquistaram na metrópole três títulos nacionais e na Natação em cinco anos os nadadores bateram cento e oitenta e quatro recordes provinciais e oito títulos máximos nos campeonatos de Portugal.

mais detalhes