Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
ACÇÃO INÉDITA NO BRASIL

Primeira manobra especial na nova Bacia de Evolução no Complexo Portuário de Itajaí foi realizada com sucesso

Feito histórico para o setor portuário de Itajaí, tudo porque a Manobra Especial com o navio “Valor”, de 300 metros de comprimento por 48,3 metros de largura (boca), na nova Bacia de Evolução, foi realizada com sucesso.

Como programado pela Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária), em conjunto com a Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha), Praticagem, Terminais Portuários (APMT e PORTONAVE), e empresas de rebocadores, a manobra teve seu início no berço 02 da Portonave, desatracando às 10 horas da manhã. De imediato, foi rebocado e seguiu de ré até a área da bacia, dando sequência para o giro de 180º da manobra e posteriormente encerrando toda a atividade.

O Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles, acompanhou de perto toda a manobra e comemorou pela realização do complexo portuário de Itajaí estar recebendo navios de grande porte:

“Para nós isso foi um marco histórico, não só por ser a primeira manobra na Bacia de Evolução, mas pelo ineditismo na América do Sul, de fazer uma manobra a ré, onde a embarcação fica sem máquinas e os rebocadores efetivamente o conduzem até a área da bacia. Isso é uma operação que vários portos da Europa realizam, mas é a primeira vez que é feita no Brasil. Essa manobra faz parte de um conjunto de ações que estamos fazendo para fazer com que a infraestrutura do complexo portuário de Itajaí possa atingir e atender os navios denominados mega ships, navios com até 350 metros de comprimento”, comemora.

mais detalhes