Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
LUANDA, ANGOLA

Porto encerra ano com sete milhões de toneladas

Sete milhões de toneladas foi a quantidade de mercadorias manuseadas em 2019 pelo Porto de Luanda, um aumento de 62,1 mil em relação a 2018, representando uma subida de 0,88 por cento.

 

A carga manuseada representa apenas 50 por cento da capacidade instalada da empresa portuária, com uma capacidade anual para movimentar 15 milhões de toneladas de mercadorias.

Segundo o administrador para área comercial e tecnologias de informação do Porto de Luanda, Manuel Zangui, que falava hoje durante o natal solidário com 80 crianças no lar de acolhimento de menores Arnaldo Janssen, o movimento de mercadoria pela metade é resultado do decrescimento da recessão económica.

Salientou ter havido uma redução considerável das importações e o porto é o barómetro de que a economia vive momentos difíceis.

“Portanto, tivemos poucas importações e sobre as exportações vão se fazendo já alguma mas ainda não é aquilo que é a dimensão do país”, disse.

A administração do Porto foi hoje ao centro de acolhimento Arnaldo Janssen, onde com música, danças e entrega de brinquedos, bens alimentares, materiais escolares e bens de primeira necessidade, proporcionou alegria às crianças que vivem naquele centro.

“Trouxemos alguns bens, mas soubemos que o esforço não é suficiente, ainda há muitas necessidades neste centro e esperamos que este nosso gesto possa contagiar também outras instituições e organizações, para fazerem o mesmo”, disse o administrador do Porto de Luanda.