Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Pescas 
ANGOLA

Soyo conta com complexo de processamento do peixe

Vinte e quatro toneladas de pescado diverso serão processadas, anualmente, no complexo pesqueiro do município do Soyo, província do Zaire, cuja primeira pedra foi lançada dia 13.

 

O emprendimento,que deverá entrar em funcionamento em Maio de 2020, é uma iniciativa privada avaliada em USD 78 milhões. Vai criar 5.900 postos de trabalho directos e indirectos, segundo o administrador da empresa promotora “Seatag Pesca, LDA”, Alcatir Costa.

O responsável, que falava no acto testemunhado pelo governador provincial, Pedro Makita Armando Júlia, avançou que está prevista também a produção de seis mil toneladas de farinha e mil e 800 litros de óleo de peixe por ano, incluindo o processamento de três mil toneladas de peixe seco.

A unidade pesqueira ocupará uma área de oito hectares e contará com um cais, para a carga e descarga do pescado, oficinas para a reparação e manutenção de embarcações, postos de abastecimento de combustível e água, entre outras valências.

Alcatir Costa adiantou que o empreendimento estará dimensionado para a atracagem de 20 embarcações em simultâneo, sendo 12 de arrastos e oito de cerco, devendo contar ainda com área habitacional, administrativa, cadeia de frio e uma zona para a triagem do pescado e embalagem de conservas de sardinha e atum.

“ Teremos um estaleiro naval que servirá para manutenção e reparação de embarcações e para apoiar os empresários do sector neste domínio”, prometeu o administrador da referida empresa de direito angolano.

Uma área de cultivo de vegetais, frutas e outros produtos para o consumo interno, serviços administrativos, zona comercial, técnica e uma quadra multi-uso completam as valências a serem criadas neste complexo.

A fonte avançou que, para além de atender as necessidades do mercado nacional, a empresa prevê exportar o produto excedentário de modo a captar divisas, tendo sublinhado a sua contribuição na diversificação da economia nacional por via das obrigações fiscais.

Este é o primeiro projecto, com esta dimensão, a ser instalado na província do Zaire, que possui três municípios (Soyo, Nzeto e Tomboco) encravados na zona costeira e que detêm potencialidades no domínio pesqueiro e salineiro.

Na ocasião, o governador do Zaire, Pedro Makita Júlia, pediu aos investidores nacionais e estrangeiros a expandirem também as suas acções para os municípios do interior, com vista a impulsionar o desenvolvimento harmonioso da região.

A província do Zaire detém potencialidades económicas em todos os municípios e que se forem bem exploradas podem contribuir no desenvolvimento da região.

Para o governador, para além do Soyo, os municípios do interior (Cuimba, Mbanza Kongo e Nóqui) dispõem de recursos naturais como solos férteis, minerais, rios, entre outras riquezas que podem ser aproveitadas para catapultar o seu desenvolvimento.