Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
BRASIL

Porto de Santos com record histórico de 12,7 milhões de toneladas movimentadas em Julho

De acordo com dados veiculados pela Gerência de Tarifas e Estatística da Autoridade Portuária de Santos, Julho registou a melhor movimentação mensal de cargas de sempre, com um resultado de 12,7 milhões de toneladas movimentadas, um número que supera, por +2,1%, o anterior registo máximo, fixado nos 12,4 milhões de toneladas (obtido em Agosto de 2018).

Porto de Santos: contentores entre os destaques do registo histórico

Em termos homólogos, o crescimento da movimentação de mercadorias situou-se nos +7,3%, ao passo que, no total dos sete primeiros meses de 2019, o Porto de Santos alcançou um registo de 76,3 milhões de toneladas, mantendo assim exactamente o mesmo registo da mesma janela temporal de 2018. Entre os vários destaques está a movimentação de contentores em Julho, a segunda melhor mensal do Porto, totalizando 370 mil TEU, um registo que ultrapassa em +7,1% o resultado apresentado em Julho do ano passado.

Entre as cargas mais movimentadas durante o mês de Julho no Porto de Santos estão, indicou a autoridade portuária, a soja (grãos e farelos), chegando aos 1,7 milhões de toneladas, adubo (623 mil toneladas), o milho (que liderou neste capítulo, com um pouco mais de 3 milhões de toneladas) e também o açúcar (1,3 milhões de toneladas).

Recorde-se que o porto brasileiro esteve também em destaque na recta final de 2018, ao ultrapassar, pela primeira vez, a fasquia dos 100 milhões de toneladas movimentadas nos primeiros nove meses de um ano.

fonte