Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
BRASIL

Docas do Rio e demais Autoridades Portuárias participam em reunião na Secretaria de Portos

 O diretor-presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, participou, nesta quinta-feira (1º), numa reunião da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) do Ministério da Infraestrutura com as autoridades portuárias do Brasil. O secretário Diogo Piloni demonstrou a sua satisfação com a nova equipe de gestão das Companhias Docas e, entre as conquistas dos gestores no primeiro semestre de 2019, citou a obtenção da Certidão Negativa de Débitos (CND) pela CDRJ.

Durante o encontro, outros exemplos alcançados pelas autoridades portuárias também foram mencionados por Piloni, como o alfandegamento do Porto de Fortaleza e o registro do lucro líquido de R$ 68 milhões em 2019 do Porto de Santos, o melhor saldo nos últimos 18 anos. “A escolha de uma equipe de gestão de profissionais que têm experiência no setor, com perfil gerencial, foi uma aposta feita pelo Governo Federal que deu certo”, destacou o secretário.

A Diretora de Gestão e Modernização Portuária na SNPTA, Fernanda Rumblesperger, fez uma apresentação aos diretores-presidentes sobre o Programa de Modernização da Gestão Portuária (PMGP), que tem por objetivo desenvolver e implementar processos mais eficientes para a melhoria da gestão portuária, com o foco de gerar benefícios sociais e retorno financeiro para seu custeio e investimentos para as Companhias. Atualmente, as Companhias Docas de do Rio de Janeiro, São Paulo e Pará já têm o projeto implantado, e as Docas do Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Espírito Santo estão em fase de contratação do projeto.

Ainda no encontro, a subsecretária de Governança e Integridade do Ministério, Fernanda Costa de Oliveira, que é delegada da Polícia Federal, apresentou aos diretores-presidentes o Programa Radar Anticorrupção, criado com o objetivo de aprimorar a gestão pública e dificultar os desvios de conduta e de recursos públicos. Fernanda explicou que o Programa envolve o compartilhamento de informações com outros ministérios, estabelece regras de compliance para os servidores do Ministério, define critérios técnicos para a nomeação de cargos e funções gratificadas e mantém canais oficiais de denúncia à disposição dos cidadãos.

Desde o início do ano, a subsecretária já fez visitas à CDRJ e Codomar e estão programadas visitas às Docas de São Paulo, Pará, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará. “Nosso objetivo é disseminar as boas práticas e reduzir padrões de comportamento com o foco na redução de ilícitos”, explicou Fernanda Costa.

Foto: Alberto Ruy/MInfra