Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Associativismo 
MOÇAMBIQUE

Criada associação para defender e promover interesses dos operadores portuários

Os operadores portuários moçambicanos contam agora com uma associação criada para defender e promover os seus interesses. Fernando Couto, presidente da agremiação, defende que a existência desta entidade concorre também para o fortalecimento da economia do país.

Já há seis anos que os operadores portuários tentavam criar uma associação, mas por razões diversas, o processo foi demorado. Finalmente, a agremiação foi criada e conta com 15 associados, com destaque para a Companhia de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), Corredor de Desenvolvimento do Norte, Cornelder Moçambique, Manica Moçambique Terminais e Terminal de Carvão da Matola.

Esta associação surge numa altura em que decorre o processo da auscultação para o ante-projecto de Lei Portuária.

Fernando Couto (na foto) diz que é importante que instrumentos legais ligados à área portuária tenham em conta as contribuições dos operadores.

A formação profissional, a flexibilização de procedimentos administrativos e a colaboração com entidades públicas ou privadas para a resolução de questões técnicas, económicas e sociais são alguns dos objectivos da Associação de Operadores Portuários de Moçambique.

fonte