Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
BRASIL

Docas busca melhorias no acesso aquaviário do Porto do Rio de Janeiro

O diretor-presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, reuniu-se com a Autoridade Marítima, a Praticagem do Rio, os representantes dos Terminais de Contêineres e da Universidade de São Paulo – USP, além dos empregados da CDRJ, no edifício sede do Porto do Rio.

O grupo de trabalho, formado a partir de uma reunião na Capitania dos Portos, busca discutir projetos que promovam segurança e maior eficiência da navegação nos canais de Cotunduba e da Barra Grande. O debate visa melhorar a acessibilidade no Porto do Rio de janeiro, principalmente no período noturno, tendo como referência as condicionantes operacionais do porto e pós-obras de dragagem em 2018.

Durante a reunião, o Gestor de VTMIS (Vessel Traffic Management Information System) do Porto do Rio de Janeiro, Marcelo Santiago Villas-Boas, fez a exposição de projetos para melhorias do acesso aquaviário. Dentre as propostas apresentadas, destacam-se o balizamento para o Canal de Cotunduba; a implantação de boias articuladas semissubmersíveis; a criação de um canal de acesso na Barra Grande e a sinalização náutica virtual e presencial para os canais do Porto do Rio de Janeiro.

O encontro contou com a presença de 23 pessoas, entre elas, o Capitão dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), Capitão de Mar e Guerra André Luiz de Andrade Felix, o Presidente da Praticagem do RJ, Marcello Rodrigues Camarinha e o ex-diretor de Hidrografia e Navegação (DHN), Vice-Almirante Paulo Cesar Dias de Lima.