Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Artes 
BRASIL

Porto do Recife, cenário de filme

O Porto do Recife foi utilizado como set de filmagem do documentário Coração do Mundo, uma produção pernambucana, dirigida por Danielle Hoover e Helder Lopes.

O filme conta a história dos imigrantes que povoaram as terras pernambucanas, “o Porto do Recife era o lugar onde as pessoas desembarcavam, era a primeira paisagem, o primeiro contato com a cidade, com as pessoas da cidade”, explica Helder Lopes.

Os primeiros imigrantes a desembarcarem no Estado foram os europeus da península ibérica, que vieram e se estabeleceram ainda na época das capitanias hereditárias. No século XVII Pernambuco foi tomado pelos holandeses que promoveram transformações consideráveis na cultura e na paisagem urbana do Recife, “as pessoas chegavam pelo mar. Dos depoimentos que a gente colheu com migrantes, familiares de migrantes, a recordação dessa chegada no Porto, do desembarque é sempre uma coisa muito recorrente e muito emocionante para eles”, conta o diretor.

O Porto centenário que ocupa lugar de destaque na economia da cidade tem sua história intimamente ligada, não apenas com o surgimento do Recife, mas também com a de muitos que por aqui chegaram carregados de sonhos e esperanças, “o impacto de conhecer o novo mundo os deslumbrava. Os judeus falam de quando se avistava as luzes do Porto do Recife, outros falam que desembarcaram em um dia de carnaval (nos anos 50) era uma festa enorme”