Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Moçambique 
CFM

Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique compra locomotivas e vagões

A empresa estatal Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM) investiu recentemente 37,5 milhões de dólares, de fundos próprios, para reforçar o material circulante com a aquisição de cinco locomotivas novas e 300 vagões-plataforma, disse uma fonte da empresa à agência noticiosa AIM.

A fonte adiantou que as locomotivas, que já se encontram em Maputo, têm capacidade para rebocar vagões contendo 2700 toneladas, contra 1800 toneladas conseguidas pelo equipamento actualmente em uso.

As novas máquinas foram compradas nos Estados Unidos da América, enquanto os vagões vêm da vizinha África do Sul, esperando-se que cheguem a Moçambique dentro em breve.

A empresa não adquiria vagões há mais de duas décadas, sendo que durante os últimos anos sobrevivia na base de requalificações constantes do material circulante, um exercício tido como sendo bastante oneroso.

Para minimizar o défice em material circulante, os CFM vinham também alugando equipamentos nos países vizinhos, especialmente no Zimbabué, o que, segundo a fonte, também irá cessar.

“Com esta aquisição, os CFM podem responder às necessidades dos clientes, tanto na Linha de Ressano Garcia, como na Linha de Limpopo, respectivamente, da África do Sul e do Zimbabué”, disse. (Macauhub)