Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Notícias 
CARLOS MESQUITA NA CERIMÓNIA DE ABERTURA DO 11.º CONGRESSO DA APLOP

Governo moçambicano diz que novos portos devem ser resistentes às novas ameaças

O Ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Carlos Mesquita, defendeu esta quarta-feira, 27 de Fevereiro, em Maputo, que a construção de novos portos deve incorporar dispositivos de segurança resistentes a ataques terroristas e cibernéticos, bem como aos desastres naturais.

"É preciso refletir sobre como construir infraestruturas resilientes às sabotagens causadas pelo homem como atos de terrorismo e ataques cibernéticos", disse Carlos Mesquita.

Carlos Mesquita falava na cerimónia de abertura do 11.º Congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP).

A resiliência aos desastres naturais também deve ser tida em conta na edificação de infraestruturas, acrescentou.

O dirigente defendeu ainda a necessidade de maior controlo de pesos dos contentores de carga para a segurança portuária e das companhias de navegação.

Carlos Mesquita apontou a modernização da legislação no domínio dos portos, incorporando preocupações de caráter operacional, ambiental e de segurança.

A APLOP foi fundada em 2011, com o objetivo de defender os interesses dos seus associados, visando contribuir para a modernização dos portos dos Estados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

LUSA