Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
FUTURO 

Já navega o primeiro navio «inteligente« de transporte de minério de ferro

Foi entregue o primeiro grande navio inteligente de transporte de minério de ferro do mundo, um iVLOC (intelligent very large ore carrier). O Pacific Vision, com 362 metros, é o primeiro a ser distinguido pela DNV GL (sociedade classificadora com sede na Noruega), por ser uma embarcação inteligente, equipada com uma plataforma de integração, um sistema inteligente de suporte à navegação, um sistema de gestão e optimização da eficiência energética, bem como um sistema de operação e manutenção inteligente.

Para tal, a DNV GL acompanhou o processo de construção do navio no estaleiro de Waigaoqiao, de Xangai, na China, desde o início (Dezembro de 2015), cooperando também com o Shangai Merchant Ship Design and Research Institute(SDARI), verificando não só o local como a implementação do design, e a certificação dos sistemas.

A embarcação foi entregue à China Merchants Energy Shipping Company, operará entre o Brasil e a Ásia (nomeadamente na China, Japão, Omã e Malásia) e poderá também fazer escala em Roterdão (Holanda) e Itália.

“Com a classificação de navio inteligente, queremos dar aos passageiros uma plataforma que apresente claramente as novas tecnologias utilizadas para melhorar o desempenho, aumente a segurança e minimize o impacto ambiental. Para além de que esta classificação servirá de exemplo aos nossos clientes que estão a desenvolver navios inteligentes, podendo verificar-se quão eficientes são os padrões para o futuro do transporte marítimo”, explicou o Director regional da DNV GL, Norbert Kray.

fonte